Páginas

quinta-feira, 9 de março de 2023

 Questões Sobre Geologia e Geomorfologia

1. A superfície terrestre, onde os seres humanos realizam as suas atividades econômicas, sobretudo as agrícolas, recebe influências de fatores endógenos e exógenos, que geram paisagens, muitas vezes, singulares. Na figura esquemática a seguir, está representada uma paisagem resultante dessa dinâmica terrestre. Observe-a!

 

É CORRETO afirmar que essa paisagem ampliada na figura foi decorrente da(de)

a) ação de intensa atividade glaciar milenar.   

b) esforços tectônicos compressivos.   

c) atuação de processos geradores de falhas geológicas.   

d) interferência da atuação eólica em ambientes úmidos.   

e) profunda ação de intemperismo físico que causa ruptura na crosta.   

 

Resposta: [C]

O bloco diagrama destaca a falha de San Andreas no estado da Califórnia (Estados Unidos). Trata-se de um limite transformante ou conservativo entre placas tectônicas. A movimentação pode originar terremotos de alta magnitude na escala Richter. Limites transformantes também estão associados ao vulcanismo ativo e tsunamis no caso de terremotos submarinos.

2. A teoria da Tectônica de Placas representou um avanço extraordinário para duas importantes ciências, a Geologia e a Geografia Física. Diversos aspectos da geomorfologia de áreas continentais e oceânicas, que, antes da década de 1960, ficavam sem uma explicação convincente, foram melhor entendidos desde a aplicação dessa teoria.

Com relação a esse tema, examine a figura a seguir.

 

Ela pode ser aplicada para revelar CORRETAMENTE a 

a) formação da dorsal do Atlântico.   

b) gênese da Cordilheira do Himalaia.   

c) evolução dos escudos e maciços antigos.   

d) origem das Aleutas.   

e) formação de depósitos carboníferos recentes.   

 

Resposta: [D]

 A alternativa [D] está correta porque a zona de subducção representada mostra a origem das ilhas vulcânicas, a exemplo das ilhas Aleutas no Pacífico. As alternativas incorretas são: [A], porque a dorsal se forma por divergência e não convergência das placas; [B], porque o Himalaia se forma com a convergência de placas continentais e não oceânicas; [C], porque escudos e maciços são estruturas antigas, ao passo que a figura indica a formação de relevo novo; [E], porque depósitos carboníferos são sedimentares e não tectônicos.

 3.  Analise a imagem.

 

 

A imagem evidencia um tipo de contato entre placas tectônicas

a) divergentes, com formação de ilhas vulcânicas.   

b) conservativas, com surgimento de dorsal oceânica.   

c) divergentes, com ocorrência de descensão magmática.   

d) convergentes, com soerguimento da astenosfera.   

e) convergentes, com formação de zona de subducção.   

 

Resposta: [E] 

A alternativa correta é [E], porque as placas se movimentam em direção uma da outra causando o afundamento de uma delas. As alternativas incorretas são: [A] e [C], porque placas divergentes se deslocam em sentido contrário; [B], porque placas conservativas se deslocam em paralelo; [D], porque não ocorre soerguimento da astenosfera, mas afundamento da borda de uma das placas.

4. Um terremoto de 7,2 graus de magnitude atingiu o Peru, no dia 26 de maio de 2022. Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, o temor ocorreu a uma profundidade de 212 km. O terremoto foi registrado às 7h02, com epicentro na cidade de Ayaviri, próximo da fronteira com a Bolívia de Puno. Tremores foram sentidos no Brasil, na região de Porto Velho em Rondônia, no Chile, no Equador e em Sucre, a capital da Bolívia.

Fonte: https://exame.com/mundo/terremoto-peru-atinge-brasil/

 

O terremoto em destaque na reportagem é consequência do choque de quais placas tectônicas?

a) Placa do Pacífico e Placa Africana.   

b) Placa do Pacífico e Placa Indo-Australiana.    

c) Placa de Nazca e Placa Sul-Americana   

d) Placa dos Cocos e Placa do Pacífico.   

e) Placa Sul-Americana e Placa Africana.   

 

Resposta: [C]

O Peru é um país muito vulnerável aos terremotos de alta magnitude na escala Richter, uma vez que localiza-se em zona de convergência entre as placas tectônicas de Nazca e da América do Sul. As zonas de convergência também são susceptíveis a vulcanismo ativo e tsunamis.