Resolução da Prova UPE-SSA 1 2022
1. (UPE-SSA 1) Os compartimentos de relevo a seguir apresentados na fotografia desenvolveram-se numa antiga bacia sedimentar.
Pelas características identificadas nessas
paisagens, é CORRETO afirmar que se trata de
a) Superfícies tabulares.
b) Inselbergues cristalinos.
c) Falésias continentais.
d) Anticlinais dobradas.
e) Maciços residuais.
Resposta: [A]
2. (UPE-SSA 1) Alguns
dos gases presentes naturalmente na atmosfera, entre eles o vapor d’água, o
dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), são chamados
de gases de “efeito estufa”, porque
a) são responsáveis diretos pelo funcionamento
de estufas empregadas amplamente, em países tropicais para a produção agrícola.
b) indiretamente acarretam transformações climáticas
em espaços geográficos temperados,ocasionando rarefação e resfriamento do ar
atmosférico na alta troposfera.
c) retêm na atmosfera, por algum tempo, o calor
irradiado pela superfície do planeta.
d) produzem o aumento considerável do fluxo de
radiação de ondas curtas e, consequentemente, da temperatura mundial da
atmosfera.
e) diretamente respondem pelas variações
significativas da pressão atmosférica, sobretudo em locais florestados
temperados, gerando anticiclones.
Resposta: [C]
O efeito estufa ocorre quando gases como o dióxido de carbono (CO2) retêm o calor irradiado pela superfície. O fenômeno é natural e importante na regulação da temperatura do planeta. A intensificação das emissões de GEEs (gases de efeito estufa) por atividades antrópicas é responsável pelo Aquecimento Global.
3. (UPE-SSA 1) Observe o esquema a seguir e depois assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE o retângulo que se encontra vazio.
a) Desenvolvimento Sustentável
b) Microclima Urbano
c) Densidade Demográfica
d) Geossistema
e) Epigeoesfera
Resposta: [D]
O planeta pode ser interpretado como um sistema na qual interagem o meio físico, o meio biológico e as atividades humanas no tempo e no espaço com múltiplas interações. No caso dos Geossistemas, o potencial ecológico, a exploração biológica e ação humana. Cabe salientar que a teoria dos geossistemas é pouco abordada no Ensino Médio.
4. (UPE-SSA 1) A superfície terrestre, onde os seres humanos realizam as suas atividades econômicas, sobretudo as agrícolas, recebe influências de fatores endógenos e exógenos, que geram paisagens, muitas vezes, singulares. Na figura esquemática a seguir, está representada uma paisagem resultante dessa dinâmica terrestre. Observe-a!
É CORRETO afirmar que essa paisagem ampliada
na figura foi decorrente da(de)
a) ação de intensa atividade glaciar milenar.
b) esforços tectônicos compressivos.
c) atuação de processos geradores de falhas geológicas.
d) interferência da atuação eólica em ambientes úmidos.
e) profunda ação de intemperismo físico que causa ruptura na crosta.
Resposta: [C]
O bloco diagrama destaca a falha de San Andreas no estado da Califórnia (Estados Unidos). Trata-se de um limite transformante ou conservativo entre placas tectônicas. A movimentação pode originar terremotos de alta magnitude na escala Richter. Limites transformantes também estão associados ao vulcanismo ativo e tsunamis no caso de terremotos submarinos.
5. (UPE-SSA 1) Nas áreas ocupadas por planície aluvial, praticamente plana e discretamente inclinada, a dinâmica dos rios gera fenômenos particulares, como o que é visto na evolução que vai de 1 a 5, esquematicamente representada a seguir:
a) Formação de deltas aluviais
b) Gênese de meandros
c) Origem de terraços aluviais
d) Evolução de planalto fluvial
e) Dinâmica de uma planície tectonicamente soerguida
Resposta: [B]
A evolução do tipo de curso fluvial é de curso retilíneo (1) para curso meândrico (5). A presença de rios meândricos (com curvas) é um indicador importante da existência de uma ampla planície fluvial onde predomina o processo de sedimentação, deposição ou acumulação de partículas minerais e matéria orgânica.
Um forte terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti
Autoridades confirmam que o abalo deixou ao menos 304 mortos, e o país revive o pesadelo do tremor de 2010, quando 300.000 pessoas morreram. O epicentro estava localizado 12 quilômetros a nordeste de Saint-Louis du Sud, no sul do país. O tremor foi sentido em todo o país e já foram registrados danos materiais nas cidades de Jérémie e Los Cayos, de acordo com várias imagens publicadas por testemunhas na área.
Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-08-14/um-forte-terremoto-de-magnitude-72-atinge-o-haiti.html. Acesso em: 15 ago. 2021.
Esse sismo de elevada magnitude, com grande
efeito destruidor, ocorreu numa área onde colidem as seguintes placas
litosféricas:
a) Haiti e Juan de Fuca.
b) Sulamericana e Nazca.
c) Caribe e Sulamericana.
d) Coco e Norteamericana.
e) Caribe e Norteamericana.
Resposta: [E]
A Ilha Hispaniola, onde localiza-se o Haiti e a República Dominicana, é instável do ponto de vista geológico, visto que situa-se no contato entre placas tectônicas. No caso do terremoto de alta magnitude que atingiu o Haiti (2021), o epicentro foi em decorrência do contato entre as placas do Caribe e a Norteamericana.
7. (UPE-SSA 1) A
compreensão das principais características climáticas ambientais é necessária
para diversos estudos relacionados com a superfície terrestre, sejam de
natureza físicogeográfica ou econômica.
Coluna 1 - CLIMA |
Coluna 2 - CARACTERÍSTICAS |
(1) CLIMA TEMPERADO |
( )
Possui basicamente duas estações distintas: verão chuvoso e inverno seco. As
savanas refletem essa condição climática. |
(2) CLIMA EQUATORIAL |
( ) Apresenta as quatro estações do ano
nitidamente delimitadas na paisagem. É o clima de áreas de latitudes médias. |
(3) CLIMA SUBTROPICAL |
( ) Caracteriza-se pelas temperaturas
elevadas, mas a amplitude térmica anual é baixa. Nesse domínio climático,
praticamente não há estação seca. |
(4) CLIMA LOCAL |
( ) É um clima de transição. Apresenta chuvas
bem distribuídas ao longo do ano, mas a amplitude térmica anual é
significativa, em face da variação anual do quadro térmico. |
(5) CLIMA TROPICAL |
( ) Trata-se de uma modalidade do mesoclima.
Resulta da interferência do relevo em determinadas áreas, como é o caso dos
brejos de altitude. |
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA.
a) 5 – 2 – 1 – 3 – 4
b) 2 – 3 – 1 – 4 – 5
c) 3 – 5 – 2 – 1 – 4
d) 5 – 1 – 2 – 3 – 4
e) 1 – 2 – 3 – 5 – 4
Resposta: [D]
A sequência correta é 5, 1, 2, 3 e 4. O clima tropical é quente, com verão chuvoso e inverno seco (5). O clima temperado apresenta inverno frio, verão quente e média pluviosidade (1). O clima equatorial é quente, com baixa amplitude térmica, alto índice pluviométrico e chuvas bem distribuídas (2). O clima subtropical é caracterizado por verão quente, inverno frio e chuva bem distribuída ao longo do ano (3). O termo “clima local” é pouco usual (4), o termo microclima é mais frequente, neste caso, refere-se a escala geográfica local cujas características da superfície como o relevo interferem nos elementos climáticos como a temperatura, a umidade e a pluviosidade.
8. (UPE-SSA 1) Chuva ácida designa uma mistura de materiais precipitados da atmosfera, com grandes quantidades de ácidos nítricos e sulfúricos. Entende-se por chuva ácida toda a chuva com pH menor que 4,5. Esse fenômeno se verifica, sobretudo, em países que apresentam um considerável nível de industrialização.
Identifique as soluções que são CORRETAMENTE sugeridas para minimizar os problemas da chuva ácida:
1. incentivar a centralização industrial.
2. estimular o transporte coletivo.
3. ampliar a frota de ônibus a diesel nos
centros urbanos.
4. empregar gasolina sem chumbo.
5. utilizar combustíveis em trens com elevado teor de enxofre, que evita a acidificação do ar.
a) 1 e 3, apenas.
b) 2 e 4, apenas.
c) 3, 4 e 5, apenas.
d) 1, 4 e 5, apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.
Resposta: [B]
As soluções para amenizar as chuvas ácidas são a redução das emissões de poluentes com o investimento em transporte coletivo de massa que não utilize combustíveis fósseis como trens urbanos, metrô e ônibus elétricos (2) e utilização de combustíveis menos poluentes, a exemplo da gasolina sem chumbo ou de diesel misturado com biodiesel (4). A atividade industrial centralizada não reduz o problema, uma vez que os poluentes são transportados pelas massas de ar para outras áreas dando origem às precipitações ácidas (1), a ampliação da frota de ônibus a diesel não elimina as emissões de poluentes (3) e o uso de trens com combustíveis com elevado teor de enxofre pode provocar a formação de chuva ácida (5).
9. (UPE-SSA 1) Os agricultores, com assistência técnica correta, vêm empregando práticas para que haja uma diminuição dos processos erosivos no uso dos solos. Todos saem ganhando com tais ações, sobretudo o meio ambiente. Com relação a esse assunto, observe a fotografia a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a
prática agrícola empregada nessa propriedade rural.
a) Cultivos hidropônicos
b) Prática de rotação de cultivos
c) Agricultura de cultivos em curvas isobáricas
d) Sistema agrícola de rotação de terras
e) Cultivos em curvas de níveis
Resposta: [E]
O cultivo em curvas de
nível é realizado conforme as linhas de mesma altitude na superfície. O
objetivo é mitigar a erosão do solo e favorecer a infiltração de água,
beneficiando a produção agrícola. O ideal é praticar cultivos perenes em áreas
de maior declividade, todavia, em muitos países, principalmente asiáticos, é
comum a produção de arroz, um cultivo sazonal ou temporária, utilizando curvas de
nível ou terraceamento.
10. (UPE-SSA 1) Um dos temas que, na atualidade, mais preocupam a população dos diversos países é a questão da poluição ambiental, que consiste na degradação da qualidade ambiental que direta ou indiretamente
1. lance matérias em desacordo com os padrões
ambientais estabelecidos.
2. afete desfavoravelmente a biota.
3. altere as condições sanitárias do meio
ambiente.
4. prejudique a saúde e o bem-estar da
população de um dado espaço geográfico.
5. coloque em risco a segurança emocional e auditiva da população.
Estão CORRETAS as afirmativas
a) 1 e 5, apenas.
b) 1, 4 e 5, apenas.
c) 2, 3 e 4, apenas.
d) 1, 2, 3 e 4, apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.
Resposta: [E]
A poluição ambiental é
um dos principais problemas que afetam o planeta, a exemplo da degradação do
solo, do colapso dos ecossistemas, das mudanças climáticas e da deterioração da
qualidade de vida humana. Entre os problemas, a disposição inadequada de resíduos
(1), a diminuição da biota ou biodiversidade (2), a contaminação associada a
epidemias (3), os múltiplos problemas de saúde na população (4) e a poluição
sonora vinculada a problemas auditivos e estresse (5).
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